Dourado!

Junho de 2009: o presidente Hélio Dourado canta o hino gremista, no lançamento do filme "1983: o ano azul", de Carlos Gerbase!

Valeu, Dourado!!!

---

Hélio Dourado - Resumo histórico!

Hélio Volkmer Dourado nasceu em Santa Cruz do Sul, em 20 de março de 1930. Veio para Porto Alegre com 10 anos. Dourado assistiu a um jogo do Grêmio ainda em Santa Cruz do Sul, e ficou encantado. Sua mãe comprou-lhe um título de sócio aos 11 anos, em 1941.


Cursou medicina e jogou na seleção da faculdade. Jogou uma partida pelo Grêmio, sob o comando do técnico Servilho Rodrigues, mas não seguiu me frente no futebol, pois os horários da faculdade de medicina não permitiam que ele conciliasse as duas atividades. Optou pela medicina. Foi um dos maiores cirurgiões toráxicos do país, recebendo inclusive o prêmio "Bisturi de Ouro". Não perdia jogos do Grêmio: passou a viajar pelo interior do estado, aumentando assim sua popularidade entre os gremistas.

Conselheiro desde a década de 60, foi convidado para ser vice-presidente na primeira gestão de Flávio Obino. No departamento médico, inovou: prestava a assistência às famílias dos atletas, caso necessário, quando esses viajavam (assim, os jogadores ficavam mais tranquilos) - e acabou ganhando a confiança de todos. Criou um manual de conduta profissional, hoje código de ética e disciplina. Assumiu o Grêmio em 18 de dezembro de 1975, em um período crítico, pois o Internacional era sete vezes Campeão Estadual (quatro dias antes de sua posse, sagrou-se Campeão Brasileiro).

Interrompeu a sequência de vitórias do Inter, sendo Campeão Gaúcho em 1977. Foi três vezes Campeão Gaúcho (1977, 1979, 1980), Campeão Brasileiro em 1981, colocando o Grêmio na sua primeira Libertadores da América. Em sua gestão, houve o maior público da história do Olímpico (98.421 expectadores, no jogo Grêmio x Ponte Preta, pelo Brasileirão, em 26 de abril de 1981).

Como presidente, Dourado disputou 476 jogos, com 316 vitórias, 102 empates e 58 derrotas (números de Paulo Fortunato). Venceu amistoso contra o poderoso Cosmos por 3 x 1, em pleno Giants Stadium, em 1981. Deixou a base do time para a Libertadores e o Mundial.

Dourado revigorou a escolhinha de futebol e a ilha do Grêmio. Idealizador, junto com o patrono Fernando Kroeff, do Centro de Treinamento que hoje leva seu nome. Concluiu o anel superior do Estádio Olímpico, com a memorável campanha do cimento (viajou todo o Rio Grande do Sul e o Brasil buscando material de construção para concluir o estádio). Foi presidente da Associação Brasileira de Clubes, embrião do Clube dos Treze. Primeiro presidente a acreditar que o clube poderia chegar a 100 mil sócios (Correio do Povo, 13/08/2000, contracapa). Foi presidente do Grêmio como clube, e não apenas um presidente voltado para o futebol.

Fonte: Fábio Mundstock
Movimento Grêmio Acima de Tudo

http://gremioacimadetudo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário