Brizola vive!

O Hino da Legalidade

Em agosto de 2011 o movimento da Legalidade, um marco na história do Brasil, completa 50 anos. A pedido do então Governador do estado Leonel Brizola, em agosto de 1961, foi composto um hino que representava toda a essência daquela luta. A composição ficou a cargo da poetisa porto-alegrense Lara de Lemos e do ator gaúcho Paulo César Pereio. Este hino abria as transmissões da Cadeia da Legalidade, formada a partir de uma emissora que funcionava no próprio Palácio Piratini e que convocava o povo a resistir ao golpe que os militares pretendiam implantar para evitar a posse de João Goulart. Abaixo a letra do hino:

Avante brasileiros de pé
Unidos pela liberdade
Marchemos todos juntos
Com a bandeira que prega a lealdade
Protesta contra o tirano
E recusa a traição
Que um povo só é bem grande
Se for livre sua Nação

Lara de Lemos era também jornalista, advogada e professora. Lançou seu primeiro livro, Poço das águas vivas, em 1957. Escreveu para o Jornal do Brasil e sofreu as conseqüências do regime militar instaurado em 1964. Recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura em 1995 pelo livro Dividendos do tempo, tendo falecido em 12 de outubro de 2010. Já o ator Paulo César Pereio continua em plena atividade.

Fonte: texto do pesquisador Benedito Saldanha, presidente do Partenon Literário, especialmente escrito para ilustrar a exposição “Poetisas do Brasil” (Memorial da Câmara de Vereadores de Porto Alegre).

Nenhum comentário:

Postar um comentário